Pra quem já foi bicho, fera ou simplesmente… 1º ano

Um dos aspectos mais interessantes de um ambiente de universidade é a diversidade cultural presente lá. No IME temos alunos de todas as regiões do Brasil, o que nos permite ter contato com a cultura de praticamente todos os estados. E isso não seria diferente em relação a forma de se referir aos calouros. No nosso primeiro dia de aulas, muitas eram as denominações para os novatos. Alguns nos chamavam de fera, outros de bicho e muitos outros simplesmente de “1º ano”. E na minha opinião este é o ano mais marcante da formação universitária. Escrevo este post com algumas dicas que me ajudaram muito nesses quatro anos de graduação e que acho importante que todos os “1º anos” tenham em mente.   

 1 – Conheça tantas pessoas quanto você puder e faça amigos: Na universidade, como em qualquer outro lugar, você sempre poderá aprender alguma coisa boa com todas as pessoas e elas poderão aprender alguma coisa boa com você.

 2 – Saiba aonde você quer chegar: Em um dos meus primeiros dias de faculdade alguém me fez uma pergunta simples: “O que você quer fazer quando sair daqui?” Eu não tinha idéia da resposta daquela pergunta, mas percebi que ter objetivos bem definidos é fundamental mesmo no início da graduação, ainda que alguns deles sejam alterados ao longo do tempo.

 3 – Sonhe grande e trabalhe duro: Um dos lemas da Fundação Estudar é “Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho de sonhar grande. Então sonhe grande!” Além disso, trabalhe duro para realizar os seus sonhos.

 Enfim, aproveite bastante o seu primeiro ano. Aproveite as chopadas, festas e churrascos, as simples conversas com os amigos, os momentos de estudo para as provas… pois este é o momento de você começa a se tornar o profissional que você quer ser no futuro.

Até logo! Joyce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s