Graduação nos EUA é um sonho possível!!!

Olá, pessoal!

Para os que não me conhecem, meu nome é Paulo Ricardo e estou muito contente de estar participando aqui do Blog Mundo Universitário e dividindo minhas experiências em fazer graduação nos EUA. Escrever num blog é algo novo pra mim, mas eu já estou adorando essa nova experiência. Desde o fim de agosto desse ano, sou um freshman (calouro) na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut.

Mas antes de começar a falar sobre as minhas experiências aqui na faculdade, eu queria dividir com vocês um pouco sobre o processo de aplicação para as universidades nos EUA. Quando eu estava ainda no Brasil, percebia que esse tema era meio mítico para a maioria das pessoas que eu conhecia. Quase 100% delas nunca tinha ouvido sobre a oportunidade de aplicar para uma universidade americana e aquelas que já tinham escutado algo diziam: “Eu infelizmente não tenho como custear isso”.

É, devo dizer que eu fazia parte do grupo de pessoa que descrevi acima até o dia em que conheci os escritórios do EducationUSA no Brasil. Os centros EducationUSA são as fontes oficiais do Departamento de Estado Americano sobre informação em estudos nos Estados Unidos e estão espalhados por todo o Brasil. Procure o centro EducationUSA mais próximo de você! Eles oferecem orientação para estudos de graduação, pós-graduação, residência médica, curso de idiomas, work-experience… ou seja, qualquer coisa que alguém queira estudar nos EUA. Não é uma maravilha? Pois é, também acho. (O EducationUSA é parceiro da Fundação Estudar!!!!)

Em agosto do ano passado, conheci o pessoal do EducationUSA. Por ser um estudante de baixa renda e não ter condições de arcar com os custos do processo, pensei em desistir. (Nem gosto de pensar naqueles momentos agora que estou aqui). Foi aí que fui apresentado ao programa OG- Opportunity Grants feito exclusivamente para estudantes de baixa renda aplicando para graduação e pós. Apliquei para o OG e fui admitido! Uau!!! Foi o meu primeiro passo! Ao mesmo tempo que recebia o auxílio,era  orientado no escritório sobre como escrever as redações para as universidades.

Ninguém acredita quando eu falo que todas ESSAS OPORTUNIDADES SÃO DE VERDADE e ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TODOS. Por isso, acho que se alguém tem um sonho de estudar nos EUA, corra atrás! As oportunidades estão aqui batendo em nossa porta! Temos de aproveitar!!!

Gente, hoje eu vou ficando por aqui, porque meu post está ficando muito grande. O meu problema é esse: quando eu começo a escrever sobre algo que gosto. No próximo post eu vou continuar conversando sobre o processo de aplicação.

Agora um pedido meu: MANDE SUGESTÕES PRA MIM NOS COMENTÁRIOS!

Isso aqui tem que ser um diálogo, de verdade! E eu preciso dizer: eu adoro conversar!

Beijos para todos,

Paulo Ricardo

4 Respostas para “Graduação nos EUA é um sonho possível!!!

  1. Gostaria de saber como eu posso encontrar informações aqui na Paraíba. Sou estudandte de Direito e queria fazer mestrado nos USA.

  2. Oi Jansen, tudo bem?

    Eu estava conferindo no site do EducationUSA e eles não possuem um centro na Paraíba. Mas fique tranquilo! Eles estão preparados para lidar com essas situações.
    Aqui vai o link do site do EducationUSA da orientadora mais próxima, que se encontra em Recife. http://www.educationusa.info/ABA-Recife
    Explique a sua situação. E provavelmente vocês arranjarão um meio de se comunicar (skype/telefone são os mais convencionais).

    Espero ter ajudado. Mande mais perguntas se tiver.

    Um abraço pra você e boa sorte na sua aplicação!!!

    Paulo

  3. Ola Paulo Ricardo…
    Gostaria de me engrenar nessas oportunidades de
    estudar nos EUA, gostaria de saber passo a passo oque devo fazer para
    buscar e realizar meu sonho de fazer uma graduação. aguardo respostas em meu e-mail. ate mais..abraços

Deixe um comentário

