Processo Seletivo MBA: o segredo é Determinação e Disciplina

Conversei com os brasileiros que estão aqui em Wharton e vou tentar resumir as dicas que selecionamos para você: futuro aluno de MBA!

1) Livre-se das provas. Essa é a parte mais tensa do processo, portanto,  quanto antes você puder passar por essa fase, melhor.

É dificl conciliar tudo, não vou negar. Quando resolvi aplicar, eu estava super focada no trabalho, com vários desafios e não queria abrir mão de nenhuma oportunidade. Por outro lado,  conheci pessoas que largaram o emprego ou tiraram licença para focar full time na preparação do Gmat e Toefl.  It is up to you! Só não esqueça: você tem que ter muita determinação e disciplina.

2) Escolha bem as universidades. Se você tiver a oportunidade de visitar as escolas, com certeza isso vai influenciar bastante a sua decisão. Liste os critérios que são importantes para você e faça você mesmo a sua avaliação. Tem escolas que são excelentes, mas podem não ser o lugar que você gostaria de passar os próximos dois anos.  Caso não tenha a oportunidade de fazer esse tour, pesquise sobre a universidade e tente conhecer pessoas que estudaram lá. O perfil dos alunos diz bastante sobre a escola e como o MBA envolve muita troca de experiência, os alunos acabam sendo a melhor fonte de informação.

3) Não gaste tempo com applications. Invista. Aproveite o tempo que você vai dispender fazendo o application para refletir sobre seu plano de vida. Não faça do application só mais uma etapa burocrática desse processo. Reflita sobre seus objetivos de longo prazo, pense no que faz sentido para você e como o MBA pode lhe ajudar. Fazer uma reflexão sincera sobre isso será útil de três formas: a) é importante você sair da inércia, pensar nos seus sonhos e ter um plano consistente para seu futuro;  b) quanto mais você refletir, mais terá segurança para escrever seus essays de forma convincente e diferenciada; c) você estará mais preparado quando chegar aqui. Assim que as aulas iniciam, você é bombardeado com inúmeras oportunidades. Eu gostaria de poder anexar aqui o calendário de Wharton para vocês terem uma idéia da quantidade de atividades acadêmicas, extra-curriculares e profissionais  que acontecem diariamente.  Apesar de todo mundo estar aberto a novas experiências, quanto mais claro for o seu plano, mais fácil será a priorização das atividades.

4) Prepare-se para as entrevistas. Quando você receber o convite para a entrevista, já sinta-se privilegiado, pois na maioria das escolas,  você já passou por um super filtro. Portanto, você está quase lá…não pode vacilar nessa etapa. A maior parte das entrevistas é feita por ex-alunos e eles estão buscando pessoas com o perfil da escola.  Seja autêntico e mostre o seu diferencial.

E posso garantir que, depois que ele acaba, é muito bom! Afinal, receber a ligação da universidade dizendo que você foi aprovado…..Não Tem Preço! (na verdade, tem o tuition fee, mas pra isso existe a Fundação Estudar…rs).

Se você tiver alguma dúvida desse processo, eu ficarei muito feliz em poder ajudar. Espero ver vocês por aqui!

Grande abraço, Frances

Anúncios

5 Respostas para “Processo Seletivo MBA: o segredo é Determinação e Disciplina

  1. Boa, Frances! Excelente texto.

  2. Frances,
    Vc era muito boa aluna na faculdade? Se sim, desculpa perguntar, qual era seu CR e sua colocação? É para eu ter uma idéia de quão importante é essa parte acadêmica.
    Att,
    Patrícia.

    • Oi Patricia, tudo bem? Eu tive um bom desempenho acadêmico (fui menção honrosa do Ibmec/Insper), mas sendo bem sincera, acho que o que contou mesmo na minha avaliação foi minha experiência profissional. De qualquer forma, tudo isso é complementar, inclusive atividades extra-curriculares! Abraços.

  3. Frances,

    Procuro uma escola que:

    1) Tenha alunos parceiros e com background bastante variado ao inves de um clima competitivo ou com mais da metade vindo ou indo de Finance e Consulting
    2) Tenha foco em empreendedorismo e com um network de valor para me ajudar a abrir um negocio
    3) Tenha um foco mais pratico do que academico, com atividades extra-curriculares que permitam isto

    Como avalia a Wharton sob estes 3 aspectos?

    Abracos

  4. Luiz, na minha opinião acho que Wharton está bem alinhada com os seus 3 pontos.
    1) É uma das escolas americanas com o maior % de alunos internacionais. O background dos alunos é bem diverso, mas tem muita gente que quer ter o Major em Finanças. A escola tem alguns mecanismos para nao manter um ambiente competitivo entre os alunos (ex: nao divulgam notas para as empresas). Estou super contente com o nível e o perfil dos alunos. Pra mim, isso faz toda a diferença.
    2) Tem sim muita oportunidade. Tenho varios amigos empreendedores aqui. Posso te colocar em contato com eles.
    3) Sem a menor dúvida!!! O duro é priorizar…rs rs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s