Como funciona o admission para graduação nos EUA

Olá, galera!

Depois de fazer uma visão geral sobre a aplicação, eu queria dar uma ideia sobre as provas e os formulários  que temos que fazer e preencher  pra chegar aqui. Essa é uma parte mais burocrática do processo, mas é de fundamental importância.

Primeiro,  as provas em si. Os alunos estrangeiros têm de fazer o TOEFL e o SAT. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma prova que avalia o candidato nas habilidades de escrita, fala, leitura e escuta.

Já o SAT é como se fosse o vestibular americano. Algo bacana do sistema de admissão deles é que as provas são unificadas. Elas valem pra 99% das universidades, incluindo todas as mais conhecidas. As provas avaliam três assuntos: matemática, leitura e escrita do aluno. No entanto o teste é dividido em 10 seções. A primeira é uma redação em 25 minutos e as outras 9 seções geralmente se alternam entre os três tópicos.

As duas provas requerem dos candidatos muita prática, porque o que as tornam complicadas não é o conteúdo em si, mas a velocidade com que nós temos que responder as questões.

Da mesma forma que as provas são unificadas, existe um site que unifica tudo o que há de ser preenchido. O nome do website é common application (www.commonapp.org). Assim, tudo pode ser mandado pela internet, o que torna o processo muito prático! O que não quer dizer que ele não seja trabalhoso.

Mas eu garanto pra vocês que, no final, tudo vale a muito a pena! Daqui pra frente no blog, vou dividir com vocês um pouco das alegrias e ansiedades de um freshman numa das universidades mais famosas do mundo. Quero deixar bem claro que essa é a minha primeira vez fora do Brasil, o que torna as coisas muito mais excitantes.

Por favor, deixem perguntas pra mim nos comentários, porque eu checo todos os dias!!!! Terei o maior prazer em responder todas elas!!!

Beijos,

Paulo Ricardo

3 Respostas para “Como funciona o admission para graduação nos EUA

  1. É isso aí! O talento e o esforço, quando unidos, geram esses resultados extraordinários!
    É ótimo que tenha alguém que desmistifique o processo de admissão, porque em geral as pessoas pensam que é algo impossível e que demanda fortunas!
    Além disso, é muito bom saber que o EducationUSA, que está me ajudando demais, já levou gente pra Yale! Me ajuda a ter certeza de que eu tô no caminho certo!
    Ótimo texto!

  2. Obrigado, Daniel! Espero que essa motivação toda te leve a aplicar pra Yale! Vou ficar muito feliz de receber mais brasileiros aqui no campus!!!!

  3. Eu estou querendo fazer universidade nos EUA mas nao sei se minhas notas sao suficientes para conseguir uma bolsa numa universidade renomada (como a Yale por exemplo). Eu calculei a media de minhas medias e o resultado foi 9.1 voce acha que eu tenho chances de conseguir uma bolsa em uma boa universidade? quais foram (mais ou menos) as suas medias na sua vida toda aqui no Brasil? você poderia falar um pouco de como sao as salas de aula nas universidades ai? muita gente na sala? as salas sao muito gramdes? Obrigado desde ja.

Deixe um comentário

