O Grande Tripê Acadêmico – Pesquisa

Quando eu entrei na faculdade eu não tinha muita idéia do que fazia um pesquisador. Minha primeira iniciação científica foi na área de Inteligência Artificial. Uma das coisas que mais me supreendeu foi a dedicação com que a minha orientadora tratava o projeto, dedicando grande parte de seu tempo para o desenvolvimento de novos e melhores algoritmos.

Parei um pouco para pensar sobre estes pesquisadores. Nem todos ficam famosos entre o público em geral, como os grandes inventores e ganhadores de Prêmio Nobel. Talvez seja por isso que quando se pergunta a uma criança o que ela quer ser quando crescer, raramente ela responde: “eu quero ser um pesquisador”. Mas o impacto no desenvolvimento de um país da inovação tecnológica proveniente dessas pesquisas, sejam elas no meio acadêmico ou no meio empresarial, é inegável.

O Brasil possui hoje centros de pesquisa reconhecidos mundialmente, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que está entre as 50 melhores instituições de pesquisa do mundo, segundo o Raking Web of World Research. E ainda há muito espaço para o investimento em pesquisa. Tomando por base os investimentos feitos em pesquisa por outros países em desenvolvimento como a China, o Brasil ainda tem muito a crescer nesta área e isto já está sendo percebido.

Por isso, se você está entrando na faculdade agora, ou mesmo já é veterano, vale a pena realizar uma iniciação científica. Talvez você venha a se tornar um dos grandes pesquisadores que o Brasil precisa para fomentar o seu desenvolvimento.

Joyce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s