O grande tripé acadêmico – Ensino

Acredito que a grande apredizagem em uma universidade seja como olhar o mundo sob uma diferente ótica. Uma das primeiras disciplinas do ciclo profissional de um curso de Engenharia da Computação é Algoritmos e Estruturas de Dados. E todos que já passaram por esta disciplina já ouviram falar do livro de Cormen. Este é um livro famoso da área e é usado tanto em cursos de graduação como de pós. Certa vez perguntei ao meu professor qual seria a diferença entre nós, alunos de graduação, estudarmos pelo livro do Cormer e um aluno de doutorado que estudava pelo mesmo livro. A resposta dele meu deu uma compreensão diferente do que significa Ensino em um universidade: a questão não é a quantidade de informação ao qual você está exposto, mas a sua visão em relação a esta informação.

A universidade não é somente como um lugar para onde você vai para obter informação. Se fosse isso, bastaria ir a uma boa biblioteca ou a algum bons site de refeência na internet. Mas o ambiente da universidade te faz pensar sobre algumas perguntas que valem a pena ser respondidas, e fazer as perguntas certas é tão importante quanto saber respondê-las.

Isto me lembra o meu primeiro professor de Geometria Analítica no meu primeiro período. A primeira frase dele foi que ele desejava “desconstruir” todos os conceitos que nós tínhamos sobre o assunto. Reconstruí-los seria tarefa nossa.

Diante disso, acredito que o papel do ensino na universidade não seja somente oferecer informação, mas levar os alunos a pensar quais questões são relevantes, onde é possível obter conhecimento sobre elas e, principalmente, como desenvolver independência em relação a obtenção deste conhecimento. Essas coisas não se aprendem nos livros, e por isso o papel dos grandes professores é tão importante neste processo.

 Um abraço,

 Joyce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s