Da Universidade para o Mercado de Trabalho

As preocupações e objetivos dos estudantes mudam bastante ao longo dos 5 anos de graduação. No início, a preocupação reinante, pelo menos em um curso de engenharia, é ser aprovado em cálculo. Acho que isso é o reflexo de uma mudança de paradigma nos estudos. No ensino médio e nos cursinhos os professores costumam resolver muitos exercícios em aula, dando ao aluno o famoso “bizú” da matéria. Na universidade, o professor desenvolve teoria no quadro. A prática é atribuição do aluno. Acho que é por isso que a maioria dos alunos matriculados pela primeira vez em um curso de cálculo fica um pouco assustado sobre como aplicar os conceitos e teorias aprendidos em sala na resolução de exercícios. Com o tempo todos acabam se acostumando.

À medida que os anos vão passando, as preocupações mudam. Agora no final do penúltimo ano da faculdade, a maioria dos meus colegas de turma estão preocupados com o mercado de trabalho que nos espera no ano que vem. E o que falar dos 5º anistas, prestes a colar grau! A maioria deles está participando de uma maratona de processos seletivos, em vários estados, em diversos segmentos de atuação.

Em média, somente um terço dos 5º anistas daqui seguem a carreira de engenharia após formados. Um terço é absorvido no mercado financeiro e o restante é dividido em consultoria estratégica, concurso público, carreira acadêmica e terceiro setor.

Mas qual dessas carreiras escolher? Esta é uma pergunta muito pessoal. Eu optei por realizar estágios em diversas áreas de atuação para conhecer melhor como é trabalhar em cada área. Para você, pode haver uma solução diferente. A única coisa certa é que esta transição da universidade para o mercado de trabalho é inevitável, por isso o quanto antes você começar a conhecer a si mesmo e as oportunidades oferecidas, mais informações você terá no momento em que esta hora chegar.

Abraço,

Joyce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s