A Fundação Estudar

 Dar as mesmas oportunidades a todos é papel de governos e sociedades, não de uma única fundação. Desde aí se vê a legítima proposição de valor da Fundação Estudar em investir seus recursos naqueles considerados mais competentes, de qualquer origem social, cor ou religião. Na busca por agregar valor à sociedade, organizações não-governamentais têm geralmente três práticas principais: a primeira é duplicar serviços públicos para cobrir ausências estatais; a segunda é realizar advocacia pública por causas; e a terceira é inovar para transformar o sistema. Tudo isso pode ocorrer dentro da mesma organização, mas acredito que ONGs e fundações deveriam almejar causar o máximo impacto com seus recursos escassos.

A FE assim o faz: trabalha para inovar o sistema de educação de alta performance suprindo falhas no processo seletivo de bolsas estatais (que têm foco puramente acadêmico,em muitos casos só para doutorado) e fomenta o desenvolvimento de um grupo de indivíduos alinhados com os valores de seus fundadores, que por sinal revolucionaram o setor privado no Brasil. Por meio da independência econômica, os fundadores e membros iniciais da FE puderam construir uma plataforma sólida para um movimento que se torna cada vez mais forte e que se baseia na honestidade, meritocracia e competitividade. Valores essenciais para o avanço do nosso país.

Cresci regando flores no deserto do clientelismo brasileiro e sempre desenhei na imaginação uma organização que pudesse dar oportunidades aos indivíduos mais talentosos, trabalhadores e honestos para que liderassem uma transformação  no Brasil. Pensava como poderiam liderar um processo para tornar nossas escolas melhores que as da Finlândia, nossa saúde pública melhor que a sueca e nossa competitividade mais afiada que a de Cingapura. Sonhei com uma escola modelo que agregasse os melhores visando prepará-los para transformar o país a partir de posições estratégicas.

Daí, conheci a Fundação Estudar e fiquei feliz ao ver que outros haviam tido visão semelhante, mas que utilizava um mecanismo diferente, a concessão de crédito, sem juros (e apenas com o compromisso moral de pagamento) a essas pessoas para que adquirissem a formação necessária e pudessem trabalhar para transformar o Brasil. Como a banco JP Morgan fez na segunda metade do século XIX, financiando inovações tecnológicas que constituíram parte importante das bases para que os EUA se tornassem a potência do século XX, a FE faz o mesmo: investindo em algo até mais valioso, a educação dos indivíduos capazes de inovar. 

Fruto da sagacidade de três empresários visionários, a Estudar se tornou um centro de audácia, talento e vontade e agora tem como desafio expandir sua visão. Para isso precisamos de mais e mais concorrentes às nossas bolsas. Precisamos de você que tem um sonho e uma capacidade maiores que seu bolso, vontade de sobra e coragem de trabalhar por aquilo que acredita. Precisamos que os membros da Estudar continuem sua admirável busca por melhorar nossa sociedade com ainda mais força a partir de posições públicas, privadas e não-governamentais. Precisamos por fim agir sempre com confiança, amor e propósito, seja para conseguir a bolsa ou vencer as adversidades de nossas labutas.

Em 2011, desejo mais força e vontade a todos nós para que em frente aos maiores desafios possamos sempre soltar o melhor do nosso jogo. Fiquem com Deus e boa sorte!     

Pedro Henrique

Anúncios

5 Respostas para “A Fundação Estudar

  1. ANTÔNIO CARLOS PERES MACHADO

    o site é uma beleza espero conseguir uma bolsa para concluir meu curso de Direito, e dar seguimento em uma magistratura Federal! Obrigado pela oportunidade de bolsas

  2. Adorei, que exista um projeto como esse. Um projeto que da oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Não só aos estudantes mais também ao país através da competencias dos memos. Espero que eu consiga uma bolsa de pós-graduação para dar continuidade ao meus estudos. Obrigada…

  3. GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL VIA EMAIL.
    OBRIGADO.

  4. por problemas financeiros gostaria de um auxilio bolsa para minha filha Mariane que eata no 3 Semestre com um bom rendimento,pois é muito interessada pelos estudos gostando muito desta faculdade.

  5. quero trabalhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s