O começo

Olá pessoal, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que estou muito feliz por ter sido convidada a participar deste blog. Acredito que será uma experiência muito interessante, e nova para mim. Confesso que escrever nunca foi meu forte, mas será um bom desafio.

Sou Renata Gukovas e estou começando o Mestrado em Teoria Econômica no IPE-USP (Instituto de Pesquisa Econômicas da USP). Pelo que ouço dos meus veteranos, e mesmo de professores, esse será um dos semestres mais puxados da vida de estudante. Até agora, o curso não faltou em cumprir essa expectativa. O “curso de verão”, um nivelamento em matemática e estatística, é o que dá as boas vindas aos alunos da pós logo no dia 3 de janeiro. Em março começam as aulas das outras 3 disciplinas obrigatórias.

O objetivo deste blog é compartilhar experiências universitárias. Não sabia por onde começar, e geralmente quando isso acontece, uma boa idéia é pensar no começo. Optei por economia depois de participar de uma simulação da ONU no 2º colegial. Foi um projeto feito pela internet com alunos de vários países. Nos dividiram em grupos, e o meu ficou com o tema AIDS. Durante as pesquisas encontrei um artigo de um economista que avaliava o impacto do programa brasileiro de combate a AIDS. Duas coisas me chamaram muito a atenção. Gostei muito da abordagem que o autor dava ao assunto, comparando projeções, o que me levou a considerar economia como carreira. Mas principalmente gostei de ver que o Brasil era um exemplo para o mundo em algum aspecto. Temos a mania de inferiorizar nosso país! Enfim, como todo vestibulando ainda estava em dúvida. Apenas me decidi visitando as faculdades.

Durante a faculdade, fiz tudo que tinha direito. Participei da atlética, fiz pequenos cursos, estagiei com um professor e depois no Itaú, fiz intercâmbio e no último ano percebi que não me sentia ainda uma economista. Foi isso que me trouxe ao mestrado. Nos próximos meses vou compartilhar minhas experiências nesse processo.

Abraço,

Renata

3 Respostas para “O começo

  1. Bom texto, Renata! Apenas uma curiosidade: por que mestrado na USP e não EPGE ou PUC-RJ? Não estou julgando uma instituição como melhor que a outra, é apenas uma curiosidade para entender o que pesou na sua decisão. Abs!

  2. Olá Marcelo, obrigada! Você está pensando em fazer mestrado? Em termos de qualidade, acredito que as três são bem equivalentes. Visitei as 4 faculdades, essas três e a FGV-SP. Não me indentifiquei muito com a EPGE, fiquei um pouco com a impressão que eles tem um foco muito financeiro, que não é exatamente o que eu gosto. Fiquei seriamente em dúvida entre aqui e a PUC-RIO, por causa da fama que eles tem de mandar mais gente para fazer PhD fora (o que é um plano meu). Acabei decidindo bem no final do prazo. Achei que minhas chances na FEA seria quase tão grandes quanto, e aqui teria menos preocupações (morar sozinho com orçamento apertado é complicado), e poderia focar mais nos estudos. Por enquanto acho que foi uma boa escolha. O que você está pensando em fazer?
    Abs

    • Na verdade, fui bolsista da FE e estou acabando o mestrado na EPGE. Engraçado vc ter achado que eles têm foco financeiro, pois é bem o contrário! hahahaha Eles ligam bastante é para publicação. Acho que a USP e a PUC talvez sejam melhor opção para quem quer mercado, pois têm mais contatos. Na verdade, as três são bem parecidas em colocação profissional e no doutorado. Mas, sem dúvida, a EPGE coloca melhor nos PhD. Não sei onde vc andou vendo que a PUC anda colocando bastante lá fora. Sou suspeito para falar bem da EPGE por estar lá, mas como se trata de um número (de colocação nos PhD), sinto-me à vontade para dizer que a EPGE está à frente. Mas não sou um defensor cego da instituição! Tirando colocação lá fora, as 3 são equivalentes. E claro que a restrição orçamentária pesa na hora da decisão. Acho que vc escolheu mt bem! Abs

Deixe um comentário

