O que você estuda? O conceito de majors e minors

 Olá, leitores do Mundo Universitário! Meu nome é Nikolas Francisco Iubel, eu estudo na Universidade Stanford, na Califórnia, e nas próximas semanas vou dividir com vocês aqui no blog um pouco da minha experiência como estudante de uma das melhores universidades do mundo. Pra começar, vamos falar sobre o que exatamente eu estou estudando aqui em Stanford. Bom, eu estou fazendo um major em Ciências Matemáticas e Computacionais e um minor em Línguas Modernas.

 O major é a área de conhecimento na qual o estudante concentra sua formação, e equivale ao que no Brasil chamamos de curso. Exemplos de majors são Matemática, História, Engenharia Mecânica. O meu major equivale grosso modo a aquilo que no Brasil chamamos de Matemática Aplicada, já que seu objeto de estudo é a aplicação de ferramentas matemáticas a outras áreas do conhecimento. Todos os alunos devem necessariamente escolher ao menos um major no qual se formar. É também possível escolher mais de um major (o que se costuma chamar de double major). Aqui em Stanford, essa decisão não precisa ser tomada antes de começarmos nossa carreira universitária, como acontece no Brasil. Temos dois anos para explorar nossos potenciais interesses acadêmicos (através de classes introdutórias que pareçam interessantes, por exemplo) até sermos obrigados a tomar uma decisão (que, no entanto, pode ser mudada mais tarde).

 O minor, por outro lado, é uma segunda área do conhecimento na qual o estudante pode escolher se aprofundar, como forma de complementar sua formação universitária. Esse aprofundamento não é tão intenso quanto o proporcionado por um major, já que se requerem menos aulas para completar um minor, mas garante ao estudante um conhecimento básico em nível universitário da área em que o minor foi feito. Todas as aulas requeridas para um minor são requeridas para um major, mas um major requer ainda mais aprofundamento na área de conhecimento escolhida. Esse sistema permite maior flexibilidade ao estudante. No meu caso, por exemplo, ao mesmo tempo em que me formo na área tecnológica, posso aprender línguas estrangeiras como parte da minha formação universitária.

Até a próxima,

Nikolas Francisco Iubel

2 Respostas para “O que você estuda? O conceito de majors e minors

  1. De fato, quando comento com meus colegas aqui na minha universidade, Berea College, no KY, de que no Brasil devemos escolher o “major” antes de mesmo comecar as aulas, eles acham muito estranho e diferente.

    Desde a high school, o sistema americano permite mais flexibilidade nas escolhas das classes e conteudos em que o estudante deseja se aprofundar. Por outro lado, no sistema brasileiro, o estudante tem a chance de aprender ainda mais se ele for dedicado e estiver em uma escola que lhe ofereca uma boa estrutura educacional.

    Uma discussao sobre a diferenca entre vestibular e SAT e como o Brasil comeca a seguir o modelo americano seria oportuno tambem.

    Abracos,

    Luiz Fernando

  2. Aproveitando a oportunidade de conhecer com vocês mais sobre a formação acadêmica nos Estados Unidos, gostaria de perguntar se é possível ter um ano (ou semestre) acadêmico em alguma universidade americana. No caso, sou matriculado em uma universidade aqui no Brasil, e meu curso exige, pelo ou menos, o inglês fluente. Todavia, não quero trancar o meu curso para fazer um intercâmbio. Será que existe a possiblidade de transferir meu curso daqui do Brasil para uma universidade americana, concluir o período que desejo nos EUA, e retornar ao Brasil dando continuidade ao meu curso de onde eu parei nos EUA? Desculpe-me se o que eu acabei de perguntar foi um absurdo. Mas eu realmente, não sei a quem perguntar. Obrigado!

Deixe um comentário

