O IME, Senhores

Suas férias acabarão no início de janeiro. Você correrá pela orla de Botafogo cantando sobre a Amazônia. Fará flexões, abdominais, subirá escadas correndo. Você vai aprender a comer no rancho. Assistirá palestras sobre liderança, ética, regulamento e farda de gala. E você vai gostar. Por quê? “Porque o IME, senhores, é o melhor lugar do mundo.”

Ainda posso ouvir o meu comandante de pelotão do primeiro ano nos dizendo isso. Ele estava certo. Durante todo esse esforço da adaptação, éramos chamados de ‘candidatos’ e ouvi-lo nos chamar, pela primeira vez, de ‘alunos’ foi incrível! Hoje, no 4º ano, vejo novos alunos receberem suas platinas. Vejo seus pais orgulhosos e eles próprios ainda mais.

Olho em volta, no meu próprio pelotão, e percebo o quanto mudamos. O quanto amadurecemos. Éramos infantis e inexperientes, falávamos baixo e não sabíamos nos impor. Agora temos o peito estufado e a postura ereta. Até os mais tímidos sabem comandar. Passamos ordens aos mais modernos e conseguimos conversar com mais antigos com respeito, porém sem temor. Na parte acadêmica, então… Sobrevivemos aos quatro cálculos, a professores de fama assustadora, escolhemos nossa engenharia e alguns de nós já até terminaram o estágio!

Sinto-me feliz por estar aqui. Aqui, em forma, sob o sol do verão carioca, com brilhantes platinas douradas de quatro traços – um para cada ano conquistado. Penso em quantas oportunidades nos foram apresentadas, em quantas portas foram abertas (como as da Fundação Estudar, inclusive), em quanto conhecimento adquiri, em quantos amigos tive o prazer de conhecer. Sim, o IME, senhores, é o melhor lugar do mundo.

Carolina Reis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s