Mestrado em Economia

Olá, pessoal. Se você pensa em trabalhar com economia mesmo, provavelmente terá que passar pelo mestrado acadêmico. Pelo menos foi essa a impressão que tive no estágio no Itaú. Na graduação aprende-se muita coisa, mas as principais ferramentas são vistas na pós mesmo.

Os principais centros de mestrado acadêmico no Brasil usam o exame da ANPEC como forma de seleção. Ele é feito em dois dias, geralmente no final de setembro ou início de outubro. Incluem provas de matemática, estatística, microeconomia, macroeconomia, economia brasileira e inglês. As quatro primeiras são compostas de 15 questões, cada uma valendo um ponto. Algumas têm, em geral, 5 itens de verdadeiro ou falso, sendo que uma resposta errada anula uma certa. Outras (2 ou 3, depende muito do ano) são ditas questões “abertas”, que a resposta é um número inteiro de 0 a 99. Essa não perde ponto se errar. A prova de economia brasileira tem uma parte de testes, com 15 questões de verdadeiro ou falso, e uma parte escrita, onde você pode escolher uma de 5 ou 6 questões para responder. A prova de inglês não é classificatória, ela apenas te dispensa do exame de proficiência depois, mas também é composta de 15 questões com 5 itens de verdadeiro ou falso.

A nota também é bem peculiar. Depois de somar todas as questões, eles calculam a média de cada prova e o desvio padrão (dispersão das pontuações). Sua nota final é a soma dos seus pontos menos a média, dividida pelo desvio padrão. Ou seja, quantos desvios padrões você está da média, para mais ou para menos. Para completar, cada centro de pós-graduação pode escolher qual a ponderação que vai dar para cada prova. A USP, por exemplo, não considera a prova escrita de economia brasileira, e dá menos peso para a prova de testes dessa matéria do que para as demais. Outros centros apenas consideram a prova de economia brasileira, e às vezes, ainda fazem uma análise de currículo ou entrevista.

O mestrado acadêmico não é pago, é quase sempre integral, e se você for bem colocado na prova pode receber uma bolsa auxílio.

Até a próxima.

Renata Gukovas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s